InícioDestaque“Situação é de atenção”: escassez de chuva poderá afetar moradores do perímetro...

“Situação é de atenção”: escassez de chuva poderá afetar moradores do perímetro urbano de Três Barras

Últimas notícias

PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira

A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (18) dois...

Em ação rápida polícia militar prende autor de furto em Canoinhas

Na tarde dessa quinta-feira, 17, por volta das 17h,...
- Anúncio -

Assim como já vem acontecendo no interior, os moradores do perímetro urbano de Três Barras também poderão ser afetados pela escassez de chuva, em breve.  “A situação é de atenção”, frisa a coordenadora municipal da Defesa Civil, Adrielle da Costa, ao solicitar que a população evite atividades que desperdicem água, como lavar calçadas e veículos.

 

 

 

O município declarou situação de emergência na última sexta-feira (08), em razão da grave crise hídrica constatada em localidades como São João dos Cavalheiros e Campininha.

 

 

 

Desde o dia 30 de janeiro, um caminhão pipa tem levado água potável a famílias das duas comunidades quase que diariamente. Até o momento foram fornecidos 120 mil litros de água.

 

 

 

Os baixos índices pluviométricos registrados em Três Barras e Canoinhas, nos últimos dois meses, além da pouca previsão de chuva para os próximos dias, colocaram a Defesa Civil Regional em alerta.

 

 

 

Tanto que na tarde de terça-feira (12), a coordenação do órgão se reuniu com membros do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) para discutir os problemas ocasionados pela estiagem nos dois municípios.

 

 

 

Na ocasião, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental (Samasa) e a Casan – que abastece o distrito de São Cristóvão – apresentaram um diagnóstico atual da situação.

 

 

 

Os rios onde são feitas a captação de água para tratamento e distribuição estão com níveis muito baixos, conforme explicaram representantes dos dois órgãos: o Rio Canoinhas está medindo 1,45 metro, enquanto o Rio Negro está com 1,10 metro de água.

 

 

 

 

A captação de água será possível no Rio Negro até o nível de 80 centímetros, tendo em vista que o Samasa possui uma balsa para realizar o serviço. Já a situação do Rio Canoinhas é de alerta, conforme a Epagri.

 

 

 

A reunião no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Canoinhas, teve a participação de representantes das Polícias Militar, Ambiental e Civil; do Corpo de Bombeiros; Gerência Escolar do Governo; Instituto do Meio Ambiente (IMA); Ministério Público; Coordenadorias Municipais da Defesa Civil de Canoinhas e Três Barras e Defesa Civil Regional; e da Epagri.

 

 

 

Os níveis dos rios continuarão sendo monitorados. Caso a situação se agrave nos próximos dias, o Grac voltará a se reunir para, então, colocar em prática ações emergenciais visando combater um possível desabastecimento de água na cidade

 

 

 

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.