InícioDestaqueSer Positivo x Estar Positivo: Qual o caminho para a Felicidade e...

Ser Positivo x Estar Positivo: Qual o caminho para a Felicidade e o Sucesso?

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Muitos dizem que é preciso ser positivo: Pensar positivo e enfrentar os desafios com positividade.

 

 

Segundo o Michaelis (Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa), a positividade é a disposição favorável da pessoa a atitudes construtivas. Assim, o “ser positivo” é pensar que tudo vai se resolver e nada de ruim vai acontecer.

 

 

Porém quando as atitudes positivas viram uma obsessão e pressão para banir os pensamentos ruins, vale se preocupar. Ser positivo o tempo todo pode ser até tóxico, pois ao acreditar que só coisas boas vão acontecer, pode gerar um despreparo para situações adversas da vida. É esperado ter momentos positivos e negativos no nosso desenvolvimento para uma jornada saudável (CARVALHO, 2020).

 

 

O excesso de atitudes positivas foge da realidade e gera até frustração, ou seja, se uma determinada história ou situação de conotação negativa for deixada de lado, por não querermos considerar a questão, não nos tornamos preparados para encarar os problemas de fato, o que pode, inclusive, levar ao aumento dos problemas. Aí, quando algo inesperado acontece, nos frustramos de forma a termos dificuldade para mudar o nosso estado mental, favorecendo a formação de um ciclo vicioso: nos sentimos como “presos no problema”, ao evitá-lo “sendo positivo ao invés de Estar positivo”, pode gerar mais problemas por crermos que tudo vai se resolver naturalmente, e ao não lidar com o sentimento de frustração, não conseguimos a mobilização necessária para a resolução do mesmo.

 

 

Se diante das situações, mesmo estas sendo desafiadoras e com resultados incertos, ao decidimos estar positivos, conseguimos encarar com disposição e engajamento as situações e, mesmo com resultados não esperados, conseguimos nos apropriar dos mesmos com objetivos de sempre fazer o melhor, adquirindo experiências e aprimorando os nossos conhecimentos e que podem gerar futuros resultados positivos. Dessa forma, nos sentimos felizes pelo processo em si que conduz ao sucesso.

 

 

Um exemplo do ESTAR positivo, é a experiência de Vanderlei Cordeiro de Lima, o atleta brasileiro que não venceu a maratona da Olimpíada de Atenas de 2004, por ter sido agarrado por uma pessoa durante a competição quando estava muito à frente dos demais competidores. Devido a isso, o atleta terminou em terceiro lugar. Naquela oportunidade, por seu esforço esportivo, segundo Nunes (2016), o mesmo recebeu do COI-Comitê Olímpico Internacional a medalha Pierre de Coubertin, que somente é concedida para atletas que valorizam a competição olímpica mais do que a vitória.

 

 

Diante de uma experiência como esta, uma pessoa pode ter várias reações, qual a seria sua? Possivelmente a forma pela qual o atleta encarou o acontecimento, o favoreceu a receber a medalha e o convite para acender a tocha olímpica nas olimpíadas do Rio 2016!

 

 

Portanto, o estar positivo favorece a evolução: nos torna mais felizes e nos conduz ao sucesso! E aí qual a sua escolha: SER ou ESTAR positivo?

 

 

Referências:

 

CARVALHO. Priscila. Ser positivo o tempo todo também pode ser tóxico; saiba como reconhecer. Do Viva Bem, em São Paulo. Publicado: 02 nov. 2020. Disponível em: < https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/11/02/ser-positivo-o-tempo-todo-tambem-pode-ser-toxico-saiba-como-reconhecer.htm> Acesso em 19 out. 2021

 

Michalis. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Positividade. Disponível em: < https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/positividade> Acesso em: 19 out.2021

 

 

NUNES. Rizzatto. O importante é competir ou o que vale é vencer sempre?. ABC do CDC. Publicado em 11 ago. 2016. Disponível em: < https://www.migalhas.com.br/coluna/abc-do-cdc/243722/o-importante-e-competir-ou-o-que-vale-e-vencer–sempre> Acesso em: 19 out. 2021

 

 

Autores:

 

Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: princela_cruz@hotmail.com

 

Roberson Alexsandro Vithoft. Autodiata da Ciência da Felicidade E-mail: robersonvit13@hotmail.com

 

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.