InícioCidadeRegião do planalto norte terá mais participação na partilha de ICMS

Região do planalto norte terá mais participação na partilha de ICMS

Últimas notícias

Defesa Civil alerta: Temporais com chuva intensa entre a tarde e a noite da quinta-feira (29)

Meteorologistas: Augusto Pereira e Nicolle Reis Devido à formação de um sistema...

15 equipes foram inscritas no Campeonato Municipal de Futebol de Areia de Três Barras

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 28, no Ginásio de...

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da...
- Anúncio -

Os municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, terão um incremento na participação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, para o próximo ano passando dos atuais 2,93% para 3,08%. As projeções foram publicadas pela Secretaria da Fazenda (SEF/SC) no dia 31/05, no Diário Oficial, quando informou os índices provisórios.

 

 

O valor Adicionado total dos 10 municípios passou de 5.623.210.298,76 para 6.011.940.478,31 com um crescimento de 6,5%.

 

 

No ranking de crescimento divulgado, o município de Major vieira foi um dos que mais cresceu sua participação no estado de Santa Catarina, ficando atrás somente Ituporanga e Balneário Piçarras. Major Vieira receberá R$ 860 mil a mais que em 2019, devido a maior movimentação da indústria de extração florestal.

 

 

O Governo estadual calcula o IPM anualmente, ele que toma como critério fundamental o VA – (Valor Adicionado) que é gerado pelas mudanças e movimentos financeiros dos últimos dois anos no município.

 

 

A norma diz que o estado deve repassar 25% do recebimento de IMCS aos municípios. Do total, 15% são divididos igualmente entre as 295 cidades e outros 85% distribuídos de acordo com VA. O percentual divulgado é uma estimativa, dessa forma ainda pode ser alterado futuramente.

 

 

Como o IPM é uma das receitas mais importantes para a maioria dos municípios, as prefeituras catarinenses têm até 30 dias, a partir do dia 04/06, para questionar os números provisórios do Índice de Participação dos Municípios (IPM) e do Valor Adicionado (VA) que serão repassados em 2020.

 

 

Importante ressaltar, o trabalho que a Amplanorte juntamente com os municípios, em especial as Unidades conveniadas desenvolvem no acompanhamento da movimentação econômica da microrregião, além de ter acento junto ao Grupo de Acompanhamento e Avaliação do Valor Adicionado – GAAVA.

 

 

O Presidente da Amplanorte comemora a projeção histórica de crescimento dos 10 municípios que compõe a entidade.

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.