InícioDestaqueO Pai da Psicologia Positiva: Martin Seligman

O Pai da Psicologia Positiva: Martin Seligman

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

A busca pela felicidade é inerente aos seres humanos: somos insatisfeitos por natureza e buscamos alcançar a felicidade por meio de vários empreendimentos: seja através do trabalho, das nossas conquistas, atividades de lazer e relacionamentos afetivos.

 

 

De todos estes, o que a ciência comprova como fator fundamental para a promoção da felicidade são os relacionamentos saudáveis. Ou seja, pessoas que nutrem e cultivam boas relações durante a vida, tendem a envelhecer mais felizes!

 

 

A felicidade se tornou ciência com um estudo que durou cerca de sete décadas com estudantes da Universidade de Harvard e que revelou que, a qualidade e não quantidade das relações, são essenciais para uma vida mais saudável e feliz.

 

 

Assim, na psicologia, houve um novo movimento chamado de Psicologia Positiva que teve início em 1998 com Martin Seligman, considerado o seu fundador.

 

 

O pai da Psicologia Positiva é diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, cuja instituição tem foco na depressão, otimismo e prospecção além da própria Psicologia Positiva. O mesmo também é autor de diversos livros como: Florescer (2011), Felicidade Autêntica (2019) e Aprenda a ser Otimista (2019).

 

 

Além desses livros, Martin Seligman publicou em 2004 um grande estudo realizado em várias culturas juntamente com Christofer Peterson sobre as seis virtudes e as vinte e quatro forças de caráter.

 

 

As seis virtudes de caráter identificadas por ambos em todo o planeta com o estudo no decorrer de mais de 3.000 anos de história da humanidade foram:

 

  1. Sabedoria e Conhecimento
  2. Coragem
  3. Humanidade
  4. Justiça
  5. Temperança
  6. Transcendência

 

E as vinte e quatro forças de caráter identificadas são os caminhos para as pessoas alcançarem as virtudes. Dessa forma, essas forças de caráter estão relacionadas com as virtudes da seguinte forma:

 

  1. Sabedoria e Conhecimento: criatividade, curiosidade, julgamento, amor por aprendizagem e perspectiva;
  2. Coragem: bravura, perseverança, integridade e vitalidade;
  3. Humanidade: amor, bondade, e inteligência social;
  4. Justiça: cidadania, igualdade e liderança;
  5. Temperança: perdão, humildade, prudência e autocontrole;
  6. Transcendência: Apreciação da beleza e da excelência, gratidão, esperança, bom humor e espiritualidade.

 

Segundo Martin Seligman e Christofer Peterson, os seres humanos têm a possibilidade da escolha, isto é, de viver uma vida focada no que é positivo ou olhar somente os aspectos negativos. Qual é a sua escolha?

 

 

Se achou o conteúdo interessante, pesquise mais e comece a exercer a primeira virtude relacionada com a Sabedoria e Conhecimento!

 

 

Príncela Santana da Cruz. Professora do curso de Psicologia da Universidade do Contestado – UnC e Psicóloga Clínica. E-mail: princela@unc.br

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.