InícioConexão SaúdeGRIPE (INFLUENZA): Como é o contágio? E quais são os meios para...

GRIPE (INFLUENZA): Como é o contágio? E quais são os meios para se prevenir?

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos destacando um assunto muito importante e que está entre os temas mais comentados na imprensa escrita, falada e televisionada: a Gripe (Influenza). Na semana passada, destaquei nas minhas Redes Sociais uma informação sobre a meta de vacinação que segundo a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal, restavam menos de 10% para atingir a totalidade da imunização dos grupos de risco no município de Três Barras.

 

 

 

Com base nestes dados e na Campanha Nacional que se encerra na próxima sexta-feira (31), abordaremos aqui um pouco sobre o que vem a ser de fato essa Gripe (Influenza) e como acontece o contágio e as suas maneiras de prevenção e cuidados. Segundo o Portal do Ministério da Saúde, a gripe (Influenza) é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

 

 

 

Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O Sistema Único de Saúde (SUS) concede de forma gratuita a vacina que protege contra os tipos A e B do vírus. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus. Um dado alarmante aponta que se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

 

 

 

No Brasil, existem três tipos de vírus influenza/gripe que circulam no território nacional: A, B e C.

 

 

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

 

 

O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

 

 

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves. As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

 

 

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

 

 

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

 

 

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

 

 

O vírus influenza A (H7N9) é um subtipo de vírus influenza A de origem aviária.

 

 

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em dois grupos principais (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

 

 

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, portanto apresentam implicações menos significativas de saúde pública.

 

 

Em 2011, um novo tipo de vírus da gripe, o D, foi isolado de suínos e gado nos Estados Unidos da América (EUA) e também foi identificada a circulação desse novo tipo de vírus influenza, em bovinos, na França, a partir de 2014 esse vírus vem sendo mais identificado. A nossa equipe de reportagem resolveu destacar a distribuição dos tipos de vírus para uma melhor compreensão dos nossos leitores:

 

Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: jotabandanejo@gmail.com e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Lembrando que procuramos sempre trazer assuntos que gerem uma discussão conceitual e que te proporcionem conhecimentos e análises. Na próxima edição, se Deus assim nos permitir, estaremos por aqui com muito mais informações e assuntos importantes. Um forte abraço e até mais!

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.