InícioCegueira e SolidariedadeFossa Verde: Tecnologia Social de Saneamento Rural

Fossa Verde: Tecnologia Social de Saneamento Rural

Últimas notícias

Jovem Tresbarrense jogará final do Catarinense Sub-17

A noite desta sexta-feira (28) foi histórica para o...

Homem é preso após atirar contra cachorro

Trata-se de ocorrência de posse irregular de arma de...
- Anúncio -

O desafio do esgotamento sanitário fora da rede de coleta

A universalização do saneamento básico permanece um desafio no Brasil. Nem todo brasileiro tem o seu esgotamento sanitário coletado e tratado antes da disposição final na natureza. Em muitas áreas, especialmente rurais ou de assentamentos urbanos descentralizados, a implantação de redes convencionais é inviável em virtude de custos financeiros versus pessoas contempladas, produzindo, como resultado, o descarte incorreto de águas negras (esgoto contendo urina e fezes) na natureza. Este problema é uma das principais causas da contaminação de mananciais hídricos e da proliferação de doenças. Para isso, propõe-se a aplicação e o uso, em residências rurais ou até em assentamentos urbanos, de sistemas de tratamento de esgoto doméstico descentralizados, os quais operam de modo funcional e eficiente.

 

Neste contexto, as Tecnologias Sociais de baixo custo e impacto ambiental constituem-se como alternativas possíveis e viáveis. Entre elas, podemos citar o Tanque de Evapotranspiração (Tevap), popularmente conhecido como Fossa Verde ou Fossa de Bananeira, como uma das soluções de saneamento ecológico mais amplamente disseminada no país. Por ser uma técnica de simples construção, operação e manutenção, sua adoção contribui diretamente para a mitigação da poluição hídrica, cumprindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 da ONU, que busca garantir que todos tenham acesso à água potável e ao saneamento básico de forma segura e sustentável, melhorar a qualidade dos recursos hídricos, usar a água de maneira mais eficiente e incentivar a cooperação entre países para gerir esse recurso essencial.

 

Como Funciona a Fossa ou Tanque de Evapotranspiração

 O Tevap é um sistema fechado que utiliza os princípios da biorremediação e da evapotranspiração para tratar o esgoto doméstico proveniente, especialmente, do vaso sanitário.

O sistema exige a escavação de uma trincheira com fundo e paredes devidamente impermeabilizados, garantindo que o efluente não tenha contato com o solo ou lençol freático. Na sequência, são executadas as seguintes etapas:

  1. Filtração: O tanque é preenchido com camadas de materiais diversos, como entulhos, britas, troncos de madeira, galhos e palha, que atuam como filtros e substratos. O esgoto que entra no sistema passa por decomposição anaeróbia nestas camadas.
  2. A função da bananeira: A Fossa Verde é plantada com espécies de alto consumo de água, como a bananeira (Musa spp.). As plantas absorvem os nutrientes (como nitrogênio e fósforo), que são liberados durante a decomposição. Esta matéria é incorporada à biomassa vegetal.
  3. Reciclagem da água: A água, já tratada e purificada, é devolvida à atmosfera através do processo natural de evapotranspiração pelas folhas da bananeira. Este ciclo evita o descarte de poluentes no meio ambiente.

O dimensionamento é geralmente feito para atender uma unidade familiar, com dimensão típica baseada no número de usuários (aproximadamente 1 metro de comprimento com 2 metros de largura e 1 metro de profundidade por morador), conforme identificado na Figura 1. A incidência solar adequada é fundamental para otimizar o processo de evapotranspiração.

Figura 1 – Fossa Verde em Corte – Esquema de montagem de um Tanque de Evapotranspiração (Tevap), ilustrando a impermeabilização e as camadas internas de materiais (entulho, troncos, palha) e o plantio das bananeiras

Fonte: Oliveira; Leal (2017, p. 74).

 

Impacto Social do Modelo

 

A Fossa Verde é um modelo de tecnologia social de saneamento rural custo-efetivo, de fácil construção e acessível, especialmente para a população rural.

Estudos de eficiência ambiental demonstram que o Tevap consegue reduzir significativamente a carga microbiológica e remover nutrientes do efluente, confirmando sua viabilidade como tratamento do esgotamento sanitário descentralizado.

A adoção desta tecnologia social – já foram construídas milhares de unidades no Brasil – tem um impacto direto na saúde pública e na qualidade do ambiente. Ao proporcionar a destinação correta das águas negras, a Fossa Verde ajuda a reduzir doenças e melhora a qualidade de vida das comunidades. O Tevap, portanto, se consolida como um legado agroecológico fundamental, que oferece uma solução prática, economicamente viável, segura e ecologicamente integrada para as áreas que carecem da infraestrutura de saneamento convencional.

 

Referências

CAMPOS, P. E. R.; CAVALCANTE, M. C.; MEDEIROS, L. M. de. Fossa de bananeira – um legado agroecológico ao saneamento básico. Revista Brasileira de Agroecologia, [S.l.], v. 15, n. 3, p. 134-140, 2020. DOI: https://dx.doi.org/10.33240/rba.v15i3.23190.

 

COSTA, J. M. da; CRUZ, E. C.; LOBATO, E. M. Fossa de tanque evapotranspiração: uma solução sustentável e segura, para tratamento de águas negras no meio rural. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 41.602-41.609, 2020. DOI:  http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n6-630.

 

OLIVEIRA, G. M. de; LEAL, J. T. C. P. Soluções sustentáveis para residências rurais: fossa de evapotranspiração e círculo de bananeiras. In: BARBOSA, B. C. et al. (org.). Tópicos em Sustentabilidade & Conservação. Juiz de Fora, MG: Edição dos autores, 2017. Cap. 5, p. 68-75. Disponível em: https://tinyurl.com/47sb69js. Acesso em: 22 nov. 2025.

 

SANTOS, A. M. dos. Análise da eficiência do tratamento de esgoto utilizando fossa ecológica TEVAP – tanque de evapotranspiração. 2024. 52 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.

 

Autores

Willian Dums: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional; Membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva e Meio Ambiente (Nupesc/UNC); Universidade do Contestado (UNC). E-mail: dumswillian54@gmail.com

 

Aline Schuck: Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: aline_schuck17@yahoo.com.br

 

Jairo Marchesan: Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (UNC); Líder do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sociedade (MAS/UNC) Universidade do Contestado (UNC). E-mail: jairo@unc.br

 

 

- Anúncio -
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.