InícioColuna Diane RuteskiAno novo, com velhos hábitos...

Ano novo, com velhos hábitos…

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Enfim 2020 chegou, e muitas pessoas comemoraram a virada de ano nas praias de Santa Catarina, pois nosso Estado é sempre um dos mais procurados pelos turistas. Este ano tivemos algo “a mais” com a inauguração da bela ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Mas infelizmente não foi
por este motivo que nosso Estado virou manchete nas redes sociais, e sim pela quantidade de lixo deixado nas areias das praias.

 

 

Como muitos jornais noticiaram: de quê adianta novo ano, novas promessas, vestes brancas, etc, se o velho hábito continua? A cultura brasileira não é, e nunca foi, um exemplo em relação a preservação de nosso meio ambiente. Quem nãolembra da copa do mundo de 2014, onde os japoneses deram “aula” de limpeza, juntando seu próprio lixo das arquibancadas?

 

O ser humano gera lixo desde o seu nascimento até sua morte, e para refletirmos sobre a quantidade, basta pensar em nossas casas, na quantidade de lixo que é gerada e jogada diariamente.

 

Estamos longe do equilíbrio entre produção, consumo e descarte dos dejetos em nossa sociedade.
O ano novo chegou e com ele no dia seguinte: o lixo, a solução seria simples, cada pessoa fazer a sua parte e recolher o seu… Garrafas quebradas que no dia seguinte podem estragar suas férias, ao cortar seus pés enquanto caminha na areia, ou restos de cigarros que sujam a água que você se banha, ou aquele pacote de salgadinho que ficou lá enterrado na areia e será encontrado por seu neto daqui alguns anos, intacto…

 

 

Precisamos enquanto sociedade, mudar nossos hábitos e não nos iludirmos ao pagar caro por embalagens luxuosas, bonitas e atraentes. É preciso mudar além do feio hábito de jogar lixo no chão, e ir além: por que não embalagens sustentáveis, degradáveis e que impactem o mínimo possível o meio ambiente?

 

Precisamos incluir em nossos planos para 2020 uma mudança de atitude. Precisamos repensar a questão do lixo, e não pensar no lixo apenas quando há interrupção da coleta dele. É preciso repensar que o lixo não desaparece quando é coletado e sim transferido de lugar. Sejamos cidadãos conscientes neste novo ano que se inicia! Feliz 2020 a todos!

 

 

Diane Ruteski é graduada em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão da Excelência nos Negócios das Organizações, Especialização em Tecnologias para Educação Profissional, pós-graduanda em Educação e Diversidade e graduanda em Pedagogia.

 

 

Foto da matéria: https://marsemfim.com.br/praias-lixo-virada-de-ano-educacao-vai-muito-mal/ acesso em 02 de janeiro de 2019.

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.