InícioColunasA Estimulação Cognitiva para uma Vida Saudável e Feliz

A Estimulação Cognitiva para uma Vida Saudável e Feliz

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

O cérebro é um órgão maravilhoso que comanda todo o nosso corpo, é considerado o órgão mais importante do sistema nervoso sendo responsável pelas ações voluntárias e involuntárias. Ou seja, o comportamento de comer, falar, brincar, mexer os dedos dos pés e mãos e outros, são ações voluntárias que nos permite ter vontade própria. Outras atividades como a respiração e os batimentos cardíacos, por exemplo, são ações involuntárias que fazemos sem perceber.

 

 

No sentido anatômico, o cérebro é formado por diferentes estruturas e funções, conforme descrito abaixo pelo Sistema de Informação Infanto Juvenil em Biossegurança produzido pela Fiocruz [s.d.]:

 

 

Córtex cerebral: Essa é a parte externa, conhecida como “massa cinzenta”, (devido a sua coloração acinzentada). É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento Voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

 

 

Cerebelo: Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio, Tônus Muscular, Postura e Aprendizagem Motora. O cerebelo é uma região do cérebro localizada na fossa craniana posterior.

 

 

Tronco Encefálico: Este é responsável pelas funções involuntárias de: Respiração, Deglutição, Ritmo dos Batimentos Cardíacos e Pressão Arterial.

 

 

Hipocampo: É responsável pelas funções de: Aprendizado e Memória, Mediação da Agressão e da Raiva, Regulação Hormonal. Está profundamente encaixado no lóbulo temporal de cada córtice cerebral.

 

 

Os dois lados do cérebro: O cérebro humano é dividido em duas metades, um pertencente ao lado direito e outro ao lado esquerdo. Ambos têm uma estrutura muito parecida, porém apresentam algumas funções de responsabilidade de um único lado. De forma geral, o hemisfério (lado) dominante de uma pessoa se ocupa da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, etc. O outro hemisfério controla as emoções e a criatividade. A metade esquerda do cérebro comanda o lado direito do corpo, e a metade direita do cérebro comanda o lado esquerdo do corpo. Desta forma, conseguimos pensar e nos movimentar ao mesmo tempo.

 

 

O cérebro é o órgão do corpo que menos envelhece. Em outras palavras, é o órgão que tem menor grau de envelhecimento, devido a sua capacidade de regeneração. O cérebro é capaz de compensar as perdas, e essa ação de compensação é dividida em dois processos: neurogenese e neuroplasticidade.

 

 

A neurogênese refere-se à “proliferação neural”, ou seja, a criação de novos neurônios, principalmente quando há estimulação do cérebro. Já a neuroplasticidade está ligada a capacidade do cérebro de formar novas conexões, importante para o aprendizado, visto que o aprender está diretamente ligado ao número de conexões que formamos. Cada neurônio tem inúmeras conexões, as novas conexões são realizadas a todo momento, até o fim da vida (KONFLANZ et al, 2017).

 

 

Estimular o cérebro ao longo dos anos é importante, pois a estimulação cognitiva, melhora e preserva a capacidade de memorização, concentração, coordenação, atenção, resolução de problemas e outras funções.

 

 

Uma das formas de estimular o cérebro é através de jogos cognitivos. Existem vários jogos que podem ser adquiridos até mesmo em sites na Internet. Abaixo estão listadas algumas sugestões:

 

 

– Torre de Hanoi: É um tipo de quebra-cabeça, onde as peças (discos) estão dispostas em um dos três pinos, o jogo consiste em colocar todos os discos de um pino para o outro de acordo com as regras. Assim, este instrumento tem como objetivo avaliar a memória, planejamento e resolução de problemas;

 

 

– Jogo da Cachola: É um jogo da memória, o qual propõe o reconhecimento das figuras que ficam escondidas sob um anteparo para avaliação qualitativa da atenção e memória de curto prazo;

 

 

– Quadro Cromia: Também conhecido como dominó das cores, este instrumento objetiva analisar a criatividade, análise e síntese, organização, planejamento, estabelecimento de metas, pensamento estratégico, orientação espacial, lateralidade, raciocínio lógico, pensamento prévio e foco atencional;

 

 

– A Hora do Rush: Este é um jogo de raciocínio lógico, no qual o jogador tem como desafio tirar o seu carro do congestionamento com o menor número possível de movimentos.

 

 

– Corrida das Cores: Tem como objetivo organizar os círculos coloridos do jogo exatamente na ordem em que eles aparecem na caixa das bolinhas para o reconhecimento e identificação das cores.

 

 

Os jogos cognitivos, além de estimular o cérebro, também tem a vantagem de oferecer momentos prazerosos ao lado de familiares e amigos. Essas vivências, em momentos de lazer, são promotoras da vinculação afetiva.

 

 

Assim, os jogos cognitivos são muito bem-vindos tanto para a estimulação cognitiva, onde estão presentes as funções executivas (conjunto de habilidades que permitem o direcionamento de comportamentos a metas, avaliação da eficiência e adequação de comportamentos e solução de problemas), quanto para o aprimoramento das habilidades sociais (competências voltadas a comunicação e interação nas relações humanas), contribuindo assim, para uma vida mais saudável e feliz do ser humano.

 

 

 

Referências

 

FIOCRUZ. O Cérebro. Sistema de Informação Juvenil em Biossegurança. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/cerebro.htm Acesso em: 11 nov. 2021

 

KONFLANZ, Felipe; COSTA, Kevin da; MENDES, Thais. A Neuropsicologia do Envelhecer: As “Falltas” e “Falhas” do Cérebro e do Processo Cognitivo que podem Surgir na Velhice. Psicologia PT. O Portal dos Psicólogos. 2017. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?a-neuropsicologia-do-envelhecer-as faltas-e-falhas-do-cerebro-e-do-processo-cognitivo-que-podem-surgir-na velhice&codigo=A1103&area=d2> Acesso em: 11 nov. 2021

 

 

Autora:

 

Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: princela@unc.br

 

 

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.