InícioConexão SaúdeAlergias e suas causas (Parte II)

Alergias e suas causas (Parte II)

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Olá gente amiga, é com grande satisfação que aqui estamos para mais um encontro na nossa Conexão Saúde. E hoje, estaremos dando continuidade ao tema abordado na última conversa: as alergias e os seus sintomas e tipos. Na edição passada, tratamos da renite alérgica e da asma, duas doenças muito comuns dentre a nossa população. E claro que para abrir os trabalhos deste nosso periódico, destacaremos as formas de tratamentos. Por exemplo:

 

 

 

  • Avaliação e controle de fatores que podem causar ou agravar a doença;
  • Controle dos ácaros da poeira no ambiente da casa, em especial no dormitório do alérgico;
  • Uso de medicamentos, utilizados no alívio das crises, controle da doença e prevenção de novas crises;
  • Imunoterapia (vacina para alergia), que é o único tratamento capaz de modificar a história natural da doença;

 

 

 

No entanto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os ácaros são os maiores responsáveis pelas crises alérgicas registradas pelo Órgão. Estes ácaros são seres não visíveis a olho nu e suas fezes representam o maior grau de alergenicidade, alimentam-se de pele descamada, de fungos e de outras substâncias ricas em proteína. Desenvolvem-se em locais com muito pó, com temperatura entre 18 a 26 graus, pouca luminosidade e umidade maior que 50%. São encontrados em colchões, travesseiros, tapetes, carpetes, brinquedos de pelúcia, etc.

 

 

 

Já os fungos são encontrados em suspensão no ar e em ambientes fechados como sótãos, porões, armários, malas, podendo aparecer também em banheiros, cozinhas, nos rejuntes de azulejos, em umidificadores e em locais quentes e mal ventilados. São seres que gostam muito de umidade e por isso são abundantes em regiões próximas ao mar. Nos locais com umidade elevada e poeira intensa, podem ser uma ótima oportunidade para instalação de fungos, por isso existe uma probabilidade de estarem presentes também em ar condicionado sem manutenção, colchões e travesseiros. Como diziam os mais velhos “todo o cuidado é muito pouco”, o assunto que por ora estamos destacando é muito importante e traz sempre uma gama de conhecimento e discussões. Se formos pesquisar, existem inúmeros tipos de crises alérgicas e cada qual com os seus respectivos tratamentos e sintomas.

 

 

 

 

 

Então, fique de olho e se surgir qualquer situação dessa natureza, procure o Posto de Saúde mais próximo da sua casa. Na próxima edição, estaremos trazendo novas informações com a credibilidade do Jornal a Gazeta Trêsbarrense: o veículo de comunicação mais prestigiado da nossa região. Portanto, continue com a gente na Conexão Saúde e saiba muito mais, nos sigam no Instagram: @jotabandanejo e fique por dentro de tudo que acontece.

 

 

 

 

Para qualquer dúvida que possa surgir durante a semana, entre em contato com a nossa equipe de reportagem, através do seguinte endereço eletrônico: jotabandanejo@gmail.com e teremos o maior prazer em retornar com a resposta. Um forte abraço a todos e até mais!

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.