InícioConexão SaúdeTRÊS BARRAS REALIZA A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

TRÊS BARRAS REALIZA A QUINTA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Aconteceu na última quinta­-feira, 04, a 5ª Conferência Municipal da Saúde. Um Evento realizado pela Prefeitura de Três Barras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de Saúde do município. Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, o auditório da Secretaria Municipal tornou-se o palco desta ação que contou com a presença dos servidores da área da Saúde, como também da Segurança Pública, da Educação, da Cultura e Esporte, representantes das Entidades do município e a Comunidade Civil.

 

 

 

Após a abertura oficial, o Prefeito senhor Luiz Divonsir Shimoguiri explanou em suas palavras a evolução de Três Barras, tendo em vista o ano de 1993 trazendo presente os dias atuais. “Nós assumimos a Prefeitura em 93, a Prefeitura juntamente com o Hospital eram praticamente 15 ou 16 funcionários em toda a estrutura, hoje são mais de 300, então certamente o município investiu muito recurso nesta área e certamente nós estamos procurando dar o nosso melhor para que a comunidade se sinta cada vez mais satisfeita” salientou o Prefeito.

 

 

 

 

 

Dada por aberta, a 5ª Conferência iniciou com a leitura do Regimento Interno, destacada pela Vereadora e Gestora de Saúde do município, a senhora Siomara Muhlmann Corrêa que na ocasião, se fez Mestre de Cerimônia. Feito isso, iniciou-se a Palestra com o senhor Geraldo Azzolini, apoiador do CONSEMS (Conselho Municipal de Saúde). Em sua fala, Azzolini abordou a situação geral da saúde, enfatizando os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e dentre os desafios, para ele “ampliar o custeio” é uma das propostas existentes e que requer uma atenção maior da esfera municipal, estadual e federal.

 

 

 

 

 

O período da manhã se encerrou com um almoço servido aos participantes no Salão Paroquial “Frei Theobaldo Luz” que também serviu de espaço para as atividades vespertinas. Durante a tarde, foram organizados três grupos e cada qual representando um eixo. Dentre os eixos, destacaram-se: Saúde como Direito, Consolidação dos princípios do SUS, Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

 

 

 

 

Os trabalhos desenvolvidos pelos grupos e seus respectivos secretários tinham por finalidade apontar as reivindicações e com elas as sugestões de melhorias, visando assim um aperfeiçoamento do Sistema que até então é o mais utilizado pelo povo brasileiro. Em plenário, as discussões e ideias foram colocadas em votação, resultando naquelas que mais vinham de encontro com a vontade popular. O término do Evento contou ainda com a escolha dos delegados, que por ora representarão o município na fase estadual na Capital Florianópolis. Seis pessoas foram escolhidos pelos participantes, sendo elas:

 

 

  • André Carvalho
  • Andréa Karina Spitzner Watzko
  • Sílvio Carlos Medeiros
  • Denise de Souza
  • Siomara Muhlmann Corrêa
  • Regina Aparecida Martins

 

Para título de informação, nos dois últimos anos, Três Barras foi o município da região que teve o maior investimento em saúde por habitante. Em 2018 o valor per capita foi de R$ 1.009,00, ou seja, estamos na grande escala das cidades que visam à saúde dos seus munícipes como prioridade e direito de todos.

Foto: Rodrigo Melo (Assessoria de Comunicação)
- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.