InícioDestaqueExército publica inquérito sobre morte de soldado em Três Barras

Exército publica inquérito sobre morte de soldado em Três Barras

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

5ª Região Militar do Exército Brasileiro concluiu o Inquérito Policial Militar (IPM) que apurou a fatalidade que tirou a vida do jovem Soldado Brayan Damazo de Sant’Anna Pinto, ocorrida em 23 de outubro de 2025, no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras. O resultado da investigação foi divulgado por meio de nota oficial à imprensa, detalhando as circunstâncias do acidente registrado durante atividades de instrução militar.

De acordo com o Exército, laudos periciais e diligências técnicas confirmaram que o óbito foi causado por lesões provocadas pela detonação acidental de um componente pirotécnico, pertencente a uma munição de exercício de 105 milímetros. A apuração concluiu que o acidente ocorreu em razão do manuseio isolado e indevido do artefato, afastando outras hipóteses levantadas nos primeiros momentos após a tragédia.

Ainda conforme a nota, foram identificadas irregularidades relacionadas à guarda e ao manuseio do material. Diante disso, o Comando do Campo de Instrução instaurou procedimentos administrativos para aplicação das sanções cabíveis aos militares apontados no processo. Os autos do IPM já foram encaminhados à Justiça Militar da União, onde passarão por análise do Ministério Público Militar.

Relembre o caso

A morte do soldado gerou grande comoção na região. No dia do acidente, Brayan foi socorrido por colegas após sofrer ferimentos graves e levado ao Pronto Atendimento de Três Barras, apresentando sangramento intenso. Posteriormente, foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, mas não resistiu durante o transporte. Informações iniciais indicavam a explosão de uma granada, versão que passou a ser investigada oficialmente pelas autoridades militares.

À época, o Exército informou que havia instaurado o inquérito para esclarecer as circunstâncias do ocorrido e destacou que o jovem, morador de Três Barras, havia participado de atividades regulares de instrução no campo militar.

Apoio à família e medidas de segurança

Na nota divulgada agora, o Comando da 5ª Região Militar reiterou que, desde o dia do acidente, tem prestado apoio integral aos familiares do soldado, com acompanhamento psicológico, social e institucional. A instituição também lamentou profundamente a perda e reforçou seu compromisso com o cumprimento rigoroso das normas de segurança, afirmando que trabalha de forma contínua no aperfeiçoamento dos protocolos de instrução e manuseio de materiais para evitar novas tragédias.

“O Exército Brasileiro lamenta profundamente a perda e reafirma seu compromisso com o aperfeiçoamento constante de suas medidas de segurança e instrução”, finaliza a nota oficial. informações rádio club.

 

 

- Anúncio -
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.