InícioColunasHistória da locomotiva de tração a vapor - “chaleirinha”

História da locomotiva de tração a vapor – “chaleirinha”

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

A locomotiva de tração a vapor, também conhecida com “chaleirinha”, “Macuquinha” como era chamada por alguns, com 112 anos, conserva uma história impressionante.

 

Era uma máquina de 1913 usada pela empresa Lumber – Railway Southern Brazil Lumber and Colonization Company, que realizava o transporte de madeira beneficiada da serraria aos pontos de empilhamento, também para a estação onde carregava as grandes locomotivas que faziam o transporte até o porto, levava as toras de pinheiro, imbuia até a esteira para serem serradas. Seu trabalho era incessante, dia após dia entre um emaranhado de linhas férreas.

 

Só parou quando a empresa não precisava mais de seus serviços, sendo colocada em um parque localizado em frente à casa do Coronel no CIMH, onde por décadas serviu de brinquedo para as crianças que ali iam passar horas de lazer brincando de maquinista.

Foto acervo – Gazetatresbarrense
Foto acervo – Gazetatresbarrense
Foto acervo – Gazetatresbarrense
Foto acervo – Fatima Santos

 

Após muitas conversas, solicitações com o comando do exército do Campo de Instrução Marechal Hermes e a 5ª Região Militar, em 14 de março de 2014 foi realizada uma doação da Locomotiva para o Museu do Patrimônio Histórico de Três Barras.

 

Para o transporte da locomotiva houve uma mobilização de equipamentos adequados e pessoal, em se tratando de um objeto histórico e comprometido por ficar muito tempo exposto sem proteção e restauração.

Foto acervo – Fatima Santos
Foto acervo – Fatima Santos
Foto acervo – Fatima Santos
Foto acervo – Fatima Santos

 

Em 2019 o Senhor Izídio Moretti (In memoria) se propôs a fazer adequações e reforma na locomotiva que se encontrava em péssimo estado. Seu Izídio com vasto conhecimento da história do Município, aceitou fazer essa reforma com muito empenho e dedicação.

 

Fez algumas adaptações na escada, reformou todo o assoalha da locomotiva, que também recebeu pintura nova.

Foto acervo Prefeitura Municipal – Reforma da Locomotiva Chaleirinha 2019. Na janela Sr. Izídio Moretti, Euclides França (Sprito) e o Coordenador do Museu Carlos Eduardo Fiolek

 

Pesquisa e Texto: Sueli Madeira

- Anúncio -
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.