InícioDestaqueParceria entre FAPESC e UNC garante pesquisa sobre as bacias hidrográficas de...

Parceria entre FAPESC e UNC garante pesquisa sobre as bacias hidrográficas de Santa Catarina

Últimas notícias

Influenciador diz como criadores de conteúdo exploram crianças

As denúncias de pornografia infantil recebidas pela organização não...

Veículo com registro de furto é recuperado em Canoinhas

Na manhã dessa quinta-feira, 14, por volta das 9h30min,...
- Anúncio -

As bacias hidrográficas são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas. Dada a importância do tema a Reitoria da Universidade do Contestado apoiou a participação no Edital de Chamada Pública nº. 32, de 1º.08.22 que visa implementar o Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina. O desafio e a responsabilidade estão sob a direção do Professor Dr. Jairo Marchesan dos Programas Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária, para, juntamente com Pesquisadores coordenar, elaborar e submeter o Projeto de Pesquisa. Depois de avaliado o Projeto foi aprovado para que com o apoio de R$1.996.760,00 da FAPESC e a contribuição da UNC, seja atingido os objetivos do Projeto, como implementar práticas de pesquisa, promover ações de capacitação aos membros dos Comitês e a sociedade regional, contribuir na implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos visando a melhoria da qualidade, além de promover a integração e a troca de experiências entre os Comitês de Bacias Hidrográficas.

 

Para o Reitor Luciano Bendlin “a área de atuação do Projeto que compõe o Grupo Uruguai/Oeste, é significativa pois compreende os Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Pelotas, do Peixe, Jacutinga, Chapecó e Irani, Antas e Peperi-Guaçú”.

 

O Projeto a ser executado pela UNC cobrirá uma área territorial de aproximadamente 30.000 km², com mais de 1 milhão e 400mil habitantes distribuídos em aproximadamente 150 municípios do Estado da Serra Catarinense ao Extremo Oeste Catarinense.

 

Para a vice-reitora Solange Sprandel da Silva a “aprovação do Projeto pela Universidade do Contestado, demonstra a competência, seriedade e qualidade técnica e científica por parte da Instituição e dos Pesquisadores vinculados ao Projeto”.

 

É compromisso da Instituição com o ensino, a extensão e principalmente com a pesquisa, produzindo e difundindo conhecimentos e práticas de cuidado com um dos maiores patrimônios ambientais: a água.

 

 

 

 

Conheça a dimensão do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina.

Fonte: CASAN

- Anúncio -
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Equipe A Gazeta Tresbarrense
Somos um jornal regional com mais de 20 anos de existência.