InícioColunasEm busca do bem-estar subjetivo: A Teoria Flow

Em busca do bem-estar subjetivo: A Teoria Flow

Últimas notícias

Frente fria provoca temporais em Santa Catarina neste fim de semana

Instabilidade atinge todas as regiões, com risco de vendavais...

Notas do Enem 2025 já estão disponíveis na internet

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já...
- Anúncio -

Ao observar pintores totalmente absorvidos, envolvidos e concentrados em suas obras, sem se darem conta do tempo que passavam pintando e alheios ao mundo, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi percebeu características do que mais tarde veio a ser a teoria Flow (FERREIRA, 2021).

 

 

A teoria Flow se refere então a um estado mental, na qual nos encontramos engajados em uma atividade. Neste engajamento, a pessoa sai de seu estado consciente para mergulhar no inconsciente.

 

 

Um exemplo bem ilustrativo dessa experiência são as cenas do filme Soul[1], cuja sinopse destaca os seguintes questionamentos: Você já se perguntou de onde vêm sua paixão, seus sonhos e seus interesses?

 

 

Essas perguntas, quando identificadas em algo que fazemos, provavelmente irá também apontar para um estado de flow. Algumas cenas do filme envolvendo a personagem principal – Joe Gardner (professor de música) -, que sonha em tocar jazz, o mostra quando inicia uma viagem psíquica, saindo do espaço físico em direção ao espiritual guiado pela música por estar totalmente imerso nesta sua paixão que é tocar o piano.

 

 

O estado de flow pode ser definida então por esta imersão total no que fazemos, independentemente de qual seja a atividade (um hobby, uma atividade profissional, etc), e que nos proporcione uma grande satisfação, nos elevando também a um estado físico e espiritual de transcendência.

 

 

Para melhor compreensão, no livro Flow e Psicologia Positiva, Helder Kamei, elencou oito questões básicas que caracterizam o estado de Flow:

 

 

– Para o envolvimento em uma atividade ou ação é preciso saber com clareza quais são as tarefas a serem desempenhadas, para isso, é necessário definir metas.

 

 

– Para o estado de concentração e foco do flow, é necessário o equilíbrio entre o nível de desafio e as capacidades para desenvolvê-lo. Quando as habilidades são muito maiores do que os desafios, ao invés do estado de flow, haverá um estado de tédio. No inverso – com desafios maiores do que as habilidades -, haverá o estado de ansiedade.

 

 

– No estado de flow, há uma forte sensação de estarmos no controle de nossas ações, habilidades e capacidades. Isso proporciona um profundo sentimento de autoconfiança e que pode nos guiar ao cumprimento de nossas atividades de um modo muito mais seguro e efetivo.

 

 

– O estado de flow nos permite manter a nossa atenção, foco e concentração de modo a nos tornarmos capazes de ignorarmos os momentos de distração e procrastinação para o desenvolvimento de nossas atividades.

 

 

– Para atingirmos o estado de flow é preciso que os nossos esforços físicos e mentais estejam direcionados ao aqui e agora.

 

 

– Quando atingimos o estado de flow perdemos a noção de tempo, e permanecemos focados na ação que estamos realizando.

 

 

– No estado flow experienciamos a perda da autoconsciência reflexiva e transcendência das fronteiras do eu.

 

 

– Durante o processo de flow nos tornamos engajadas de tal modo na realização de determinada ação que essa atividade se torna autotélica, isto é, gratificante, prazerosa e recompensadora.

 

 

Quando foi a última vez que você experimentou o estado de flow?

 

Referências:

 

MARQUES, Roberto. Espontaneidade e Criatividade: Entenda o que é a Teoria do Flow. Instituto Brasileiro de coaching. Publicado em: 30 dez. 2020. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/espontaneidade-produtividade-entenda-teoria-do-flow/ Acesso em: 03 nov. 2021

 

FERREIRA, Caio. Você conhece o Estado de Flow?. BLOG. Publicado em: 17 mai. 2021. Disponível em: https://spsicologos.com/2021/05/17/voce-conhece-o-estado-de-flow/ Acesso em: 03 nov. 2021

Autores:

Príncela Santana da Cruz. Professora e Psicóloga Clínica E-mail: princela_cruz@hotmail.com

 

Roberson Alexsandro Vithoft. Autodidata da Ciência da Felicidade E-mail: robersonvit13@hotmail.com

 

[1] Filme lançado em 25 de dezembro de 2020, sob direçãoPete Docter e Kemp Powers. Disponível em: < https://www.adorocinema.com/filmes/filme-251354/> Acesso em: 24 out. 2021

- Anúncio -
Equipe Gazeta
Equipe Gazetahttps://gazetatresbarrense.com.br
Somos um jornal de notícias e classificados gratuitos. Estamos há 25 anos no mercado e nosso principal diferencial é o jornal digital.